EP 001 – O que é realmente um hábito?

Olá comunidade Nzoji, este é o 1º episódio do Podcast da “Academia Nzoji”, um projecto que finalmente saiu do papel e que será útil para todos os ouvintes que querem aprender conhecimento, conselhos e dicas sobre crescimento pessoal, motivação, produtividade e organização.

Hábito = Conhecimento + Habilidade + Atitude

Oiça com muita atenção a este episódio:

 

 

CLIQUE AQUI PARA LER TODA A TRANSCRIÇÃO DESTE EPISÓDIO

Vou partilhar convosco uma situação que aconteceu ao Stephen Richards Covey, autor do livro “Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes”, para que possam experienciar a mesma mudança de paradigma. Trabalhe com a sua mente e crie uma empatia com a situação que vou relatar, desta forma, poderá mudar de pensamento:

Era um domingo de manhã, Stephen Covey estava sentado dentro da carruagem do metro com poucas pessoas. Estava tudo calmo a sua volta, algumas liam o jornal, outras dormiam com roupas de festas, e havia jovens a conversar baixinho.

Agora, imagine esta cena: de repente, entra no metro um pai com muitos filhos, e eles faziam tanto barulho e estavam tão irrequietos, que instantaneamente todo o ambiente a sua volta mudou. O homem sentou-se ao lado do Stephen Covey e não fez absolutamente nada para acalmar as crianças. As crianças gritavam entre elas, atiravam objectos, e até mexiam nos jornais de outras pessoas. O cenário era um autêntico caus.

Por esta razão, depois de uns minutos o Stephen Covey virou-se para ele e pediu-lhe para controlar as crianças de alguma forma e pôr um fim aquela situação. O pai levanta a cabeça, pois o tempo todo estava com o olhar fixo no chão, como se tivesse numa total reflexão, olha para o Stephen Covey com um ar de perdido e diz: “Ah eu acho que sim, devo fazer algo, mas nós acabamos de vir do hospital e a mãe deles acabou de falecer a uma hora atrás! E eu não sei o que dizer, ou a melhor forma para lidar com esta situação.”

E agora, vocês têm uma visão diferente desta situação? O Stephen Covey imediatamente teve outra visão como você! Reparou como a sua atitude de solidariedade e empatia flui e é espontânea? Repare como o seu comportamento muda relativamente a essa situação?

O Stephen Covey disse a seguir: “O que é que eu posso fazer para ajuda-lo?”

Ele quis ajudar de qualquer forma. Observe como a nossa atitude e comportamento são condicionamos pelo nosso paradigma de pensamento, da forma como interpretamos a situação. Não é o que acontece connosco que afecta o nosso comportamento, é a nossa interpretação do que está a acontecer a nós. Se aprendermos a criar um paradigma melhor, a atingir um nível diferente de pensamento, vamos estar no caminho certo para uma melhoria significativa.

Agora que vocês estão familiarizados com paradigmas e mudança de pensamento, vamos definir o que é um hábito, como Stephen Covey mencionou, os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes baseiam-se em princípios, ideais que fazem sentido para a maioria dos seres humanos, independentemente das suas condições sociais. Por esta razão, posso dizer que um hábito é um princípio que interiorizamos, particularmente se for um hábito de eficiência.

Por exemplo, nos negócios, um principio seria valorizar os clientes e adaptar a estratégia em torno do cliente. Isso é um principio que tem de ser implementado aonde o empreendedor achar melhor, este tem de realmente querer implementar e definir a melhor forma de implementação. Segundo o Stephen Covey, um hábito é a sobreposição de conhecimento, habilidade e atitude!

O Conhecimento define o que fazer, a habilidade define como fazer e a atitude define a razão para fazer, ou seja, que define à vontade para fazer. Veja o sentido, eu posso saber como tratar o cliente com valor para construir um relacionamento de confiança. Eu posso saber o que devo fazer mas não tenho vontade. Porque eu sinto que não sou tratada da mesma forma. Por isso, não vai tornar-se num hábito.

Noutro exemplo, eu posso saber o que devo fazer para criar uma forte ligação com um jovem que esta a passar por uma crise de identidade, e realmente querer estabelecer a ligação, mas não saber como faze-lo. Eu não tenho a habilidade. Por isso, se falta a habilidade, isto significa que não possuo o hábito.

Eu posso provavelmente ter algumas habilidades e conhecimento, mas não querer realmente ajudar. Um hábito é a sobreposição de: O que devo fazer ou o conhecimento, Como fazer ou a habilidade, e finalmente O porque para fazer ou a atitude. Quando estes 3 pontos se sobreporem, nesse momento você irá identificar um hábito.

 

Espero que tenha sido do vosso agrado e que tenha inspirado a mudar de paradigma de pensamento, a ser mais solidário e a julgar menos.

Caso ainda não tenha visto, receba no seu email o nosso ebook (livro eletrónico) grátis:   ”11 Hábitos de Sucesso dos Jovens Estudantes e Empreendedores“. Deixe abaixo o seu comentário, desta forma terei conhecimento da sua opinião.

🙂 Muito obrigada pela atenção. 🙏

“Tamu juntos!” 👊

Abraço,

LV

PS: Mande esta informação para frente, partilhe pelas redes socias abaixo, e ajude alguém que possa beneficiar com esta informação! 🙂

Lisa Videira

Fundadora da Academia Nzoji, Bloguista, Palestrante Motivacional, Coach de Alto Rendimento/Produtividade e Atleta de Desportos Radicais.

Acredita que o sucesso não depende da sorte, mas sim de cada um de nós. Todos temos o potencial de realizar os nossos sonhos, basta construi-los.

Ver todas as publicações

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    • Minha Mana Sofia, muito obrigada pela força e sincara opinião. Desde o principio que tive a ideia que apoias-te a seguir em frente. Thank youuuu

  • Muitos Parabéns! Lisa, está espectacular! dá vontade de ficar por aqui a navegar!
    Até breve
    Patrícia

    • Olá Patrícia, Muito obrigada! Fico muito feliz por receber o teu comentário e saber que gostou o “design” do meu blog. Fica sim por cá a navegar…és bem vinda! Dá uma olhadela aos vídeos das minhas aventuras pelo nosso planera terra. Beijoka e obrigada.

Bibliografia

Lisa Videira

Fundadora da Academia Nzoji, Bloguista, Palestrante Motivacional, Coach de Alto Rendimento/Produtividade e Atleta de Desportos Radicais.

Acredita que o sucesso não depende da sorte, mas sim de cada um de nós. Todos temos o potencial de realizar os nossos sonhos, basta construi-los.

eBook Gratuito:

100% da sua privacidade garantida.

Publicidade

                    Faça o Download Gratuito do nosso eBook:

100% da sua privacidade garantida.